domingo, 14 de agosto de 2011

Velho álbum de fotografias

Esta noite tive um sonho.
Sonhei que estava sentada numa poltrona, de cabelos brancos, com um álbum de fotografias entre as mãos.
As fotografias estavam amareladas pelo tempo, mas ainda se viam os rostos nitidos das pessoas que eu havia amado. Em cada página, em cada foto, havia uma parte de minha vida, de mim mesma.
Nas primeiras páginas, fotografias dos meus tempos infantis, depois da adolenscência, da maturidade, dos meus pais, irmãos, sobrinhos e até mesmo dos meus filhos, agora já casados. De repende fiquei com os olhos nublados pelas lágrimas que rolavam pelas faces, lágrimas de saudades das fases mais felizes da vida: primavera e verão, e tristeza pela aproximação do inverno.
De repende ouvi alguém falar com uma voz mansinha: "vovó", e então, sorri e contei-lhe o motivo das lágrimas, mostrei-lhe o meu eu contido nas fotos do álbum, e ele gostou da história da minha vida.
Quando acordei, lembrei do sonho, vi um álbum perto de mim, ainda no início e pensei nele, quando já estiver "Um velho álbum de fotografias".

Maria Cidália Nazaré Campaner  22/11/1965 - escrito por minha mãe quando jovem

Nenhum comentário: